Friday, May 28, 2010

Horto Florestal, uma reserva protegida de vida selvagem no meio da ZN

Fonte: http://bit.ly/dgfuTa
Com 174 hectares, o Horto Florestal está nos pés da Serra da Cantareira e possui diversas espécies de animais e plantas, além de suas opções de lazer, como o pedalinho no lago.

Uma das coisas mais legais do Horto é poder caminhar por entre árvores como pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro e jatobá e se surpreender durante o caminho por se deparar com macacos-prego, tucanos, gambás, garças, martim pescador entre outros.

A área de lazer do Parque conta com palco para eventos, área de piquenique, play ground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, lagos e o Museu Florestal. Além do Palácio de Verão do Governo do Estado e das sedes da Policia Militar e Polícia Florestal do Estado. Entre as principais atrações do Parque está a “trilha do arboreto”, que possui 315 metros, e gasta-se, geralmente, cerca de 30 minutos para realizá-la. O caminho da "trilha do arboreto" é rodeado por uma coleção de árvores plantadas para estudos científicos, como o pinheiro japonês, a canela sassapraz, coqueiro cerivá, pau-jacaré, papiá, o jacarandá, além de dos diversos animais que habitam a trilha.

O Horto também possui o Museu “Octávio Vecchi” (Museu da Madeira), inaugurado em 1931 e conhecido internacionalmente por possuir o maior acervo de madeiras da América Latina. As suas amostras de madeira têm entalhes que reproduzem as folhas e frutos das espécies das quais foram extraídas. Ao lado do museu está o marco do Trópico de Capricórnio, que passa pelo parque. Ainda nas proximidades, encontra-se a imagem de São João Gualberto, protetor das florestas do Estado de São Paulo, entronizada no Horto Florestal, em 1957, pelos monges beneditinos de Valombrosa, Itália.


Fonte: http://bit.ly/9roF4i
Como já dá para perceber o Horto Florestal, além de ser uma reserva protegida de vida selvagem no meio da Zona Norte, também é um parque que surpreende o visitante a cada instante! Por fim, o Horto leva o nome de seu primeiro diretor, o naturalista sueco Albert Löefgren, e se tornou a base para a criação do Serviço Florestal, hoje Instituto Florestal.

Bom galera, essa foi a minha homenagem de hoje para Santana e seus pontos de lazer e turismo!
Espero que tenham gostado!
Até breve, Rapha

Acesse mais fotos do Horto no Flickr!
Fonte: bit.ly/cRVjXc

No comments:

Post a Comment